Copyright © 2015 SAGA Engenharia. Todos os direitos reservados.

A forma como um projeto de engenharia é contratado também tem impacto direto nos resultados do empreendimento. Com base nisso, os conceitos de Gerenciamento de Projetos também evoluíram, adaptando-se ao que as indústrias passaram a demandar.  

 

As opções normalmente adotadas são:

Contrato Guarda-Chuva com prazo definido – Projetos pequenos e médios​

 

Para o cliente, o contrato Guarda-Chuva é o tipo de contratação que mais se aproxima do antigo modelo do departamento de engenharia própria. 

São contratos válidos por um determinado período (normalmente 2 anos), sem um escopo definido, e com base em valores por categoria profissional. Sempre que surge a necessidade de um projeto, seja qual for o escopo, é solicitada pelo cliente um Ordem de Serviço (O.S.) nos termos pré-estabelecidos em contrato. Uma vez aprovada a O.S., o serviço é executado.

 

Para a empresa de engenharia, um contrato do tipo guarda-chuva ideal é aquele em que há uma certa regularidade e alguma previsibilidade dos serviços para que se possa programar e disponibilizar os profissionais quando necessário.  

 

Quando há trabalho continuamente, uma equipe fica praticamente dedicada aos projetos deste cliente. Mas mesmo nos casos onde os trabalhos não são contínuos, o ideal é ter os profissionais de cada disciplina definidos, com integração e documentação regularizada.

Lump sum – Projetos Médios e Grandes

 

São contratações para um escopo definido através de um processo de concorrência específico e limitado. Dentro deste modelo a SAGA oferece serviços de:

 

  • Estudos Conceituais

  • Engenharia Básica

  • Engenharia de Detalhamento

  • Suprimentos

  • Gerenciamento da Construção e Montagem

  • Comissionamento e Start up

EPCM – Projetos Grandes

 

Pacote fechado iniciando normalmente para as fases de detalhamento e construção, podendo em alguns casos iniciar no básico. Algumas vezes com objetivos atrelados a bônus ou penalidades conforme o resultado.

 

A diferença básica para um contrato tipo EPC é que a contratada realiza em nome do cliente todas as compras e contratações relacionadas ao projeto e faz a gestão desses contratos  como um representante oficial do cliente.